NOTÍCIAS

04/09/2020 07:00

Ismael Crispin apresenta projeto que institui a Semana Estadual do Livro e de Incentivo à Leitura e à Escrita

Em atenção especial ao Dia Mundial de Alfabetização, o deputado Ismael Crispin (PSB) apresentou o Projeto de Lei Ordinária nº 742 que “Institui a Semana Estadual do Livro e de Incentivo à Leitura e à Escrita”, a ser celebrada anualmente no período de 8 a 15 de setembro com promoção de atividades que coloquem o livro, a leitura e a escrita em destaque.

Entre as atividades sugeridas pelo PL estão contação de histórias, palestras, debates, oficinas de escrita, oficinas de ilustração, encontros com autores, feiras de livro, concursos literários, doação e troca de livros, apresentação de filmes que retratam a importância da literatura, da leitura e da escrita, realização de clubes de leitura, declamação de poemas, entre outras ações.

O deputado Ismael Crispin acredita que a alfabetização não é apenas um processo de aprendizagem de ler e escrever, ela é uma porta de acesso à cidadania. “Esse processo está diretamente relacionado ao desenvolvimento de um país. A alfabetização de crianças e adultos pode mudar o rumo de uma nação. O acesso e até o incentivo da leitura oferece mais chances e melhores oportunidades”, destacou Ismael.

O projeto propõe ainda, que em cada escola, deverá haver um dia, no mínimo, de atividades com a participação dos pais e ou responsáveis pelos alunos, de forma a levar o hábito da leitura e da escrita para as famílias e seus lares e as escolas, bibliotecas e instituições estaduais poderão fazer parcerias com teatros, cinemas e outras entidades, como academias de letras, para ampliar a oferta de atividades aos alunos.

História

O dia 8 de setembro foi declarado em 1967, pela ONU e pela UNESCO, como o Dia Mundial da Alfabetização, com o objetivo de despertar a consciência da comunidade internacional e chegar a um compromisso mundial com relação ao desenvolvimento e à educação.

São considerados analfabetos aqueles que não sabem ler ou escrever e também os que somente sabem escrever o nome. Ser alfabetizado, no sentido amplo, é importante para ter acesso a uma rede de conhecimentos e fazer valer o seu direito.

Texto: Laila Moraes

Foto: Marcos Figueira-ALE/RO

Produção: Agência Premium


Telefone:
(69) 3218-3640
(69) 98473-4889

Email:
contato@ismaelcrispin.com.br

Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo