NOTÍCIAS

07/08/2019 11:13

#CONSTITUIÇÃO - Deputado Crispin avalia como memorável o primeiro dia de comemoração dos 36 anos da Constituição Estadual

Foi um dia memorável, de muitas emoções, revelações e aprendizado

Ao final do primeiro dia de comemoração dos 36 anos da promulgação da primeira Constituição Estadual, nesta terça-feira (6), o deputado estadual Ismael Crispin (PSB), proponente da sessão solene em homenagem aos deputados constituintes e ex-deputados, fez um balanço positivo sobre o início das festividades. 

Crispin afirmou que o ato deixa uma marca na história de Rondônia, e a comemoração dos 36 anos uniu políticos que fizeram essa história e os parlamentares da 10ª legislatura da Assembleia Legislativa. 

Desde as primeiras horas do dia, populares, autoridades, sociedade civil organizada, além dos deputados constituintes e ex-parlamentares, se reuniram em frente à sede do Poder Legislativo em Porto Velho, para a alvorada festiva com a participação da Banda de Música da Aeronáutica, que tocou o Hino Brasileiro e o Hino Céus de Rondônia. “Tive a honra de hastear a bandeira de Rondônia, num momento único que emocionou a todos”, disse o deputado. 

Na sequência foi realizada Sessão Solene comemorativa aos 36 anos da promulgação da primeira Constituição Estadual, proposta apresentada pelo deputado Crispin e aprovada por unanimidade dos parlamentares. 

Neste ato, todos os constituintes, inclusive os que já faleceram, foram homenageados com um PIN (identificação) feito especialmente para esta data e os deputados ganham o direito de acompanhar as sessões da Casa de Leis, dentro do Plenário das Deliberações. “Participamos de um momento de festa, euforia e muita alegria. Reunimos num só espaço, deputados que marcaram nossa história, como José Bianco, Amir Lando, Tomás Correa, Sadraque Muniz dentre tantos outros que só nos orgulham pelo legado”, frisou. 

História 

Ao contar um pouco da história, durante discurso, Crispin citou, de forma cronológica, como foi elaborada a primeira Carta Magna do Estado de Rondônia, datada no dia seis de agosto de 1983 e a sua promulgação no dia 28 de setembro de 1989. O deputado ficou emocionado ao relatar que em 22 de dezembro de 1981, a Lei Complementar 41 criou o Estado de Rondônia, mas só dia quatro de janeiro de 1982 foi instalado, tendo como primeiro governador, o Coronel Jorge Teixeira. 

“Não podemos desmerecer a luta destes destemidos pioneiros, pois se temos uma Lei maior hoje, devemos a esses guerreiros que não mediram esforços, e por cerca de seis meses promoveram um duro e amplo debate em cima das propostas para Constituição”, observou. 

Seguindo o cronograma, dentro do Plenário das Deliberações, foi feito o lançamento oficial do Selo comemorativo aos 36 anos da primeira Constituição.  Foi lançada ainda uma nova edição da Constituição atualizada, e distribuída aos homenageados. 

Logo em seguida, todos os convidados participaram no Salão Nobre, da inauguração da galeria de fotos dos ex-presidentes da Assembleia Legislativa, e a galeria de fotos dos deputados constituintes. 

Ismael Crispin afirmou que foi um dia memorável, de muitas emoções, revelações e aprendizado. “Cumprimos bem nosso primeiro dia de festa. Esperamos que os demais dias do evento sejam prestigiados tanto quanto foi essa abertura”, pontuou.

Texto: Eláine Maia-Decom-ALE/RO

Fotos: Marcos Figueira-Decom-ALE/RO


Telefone:
(69) 3218-3640
(69) 98473-4889

Email:
contato@ismaelcrispin.com.br

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo