AGROINDÚSTRIA

Ismael Crispin, PSB, Agroindústria, Política, Assembleia Legislativa, Emprego, Renda, 28/05/2019 13:25

#AGRO | As leis que tratam das agroindústrias começam a serem debatidas na Assembleia em Rondônia

O Deputado Ismael Crispin, que tem como bandeira principal do seu mandato o apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar através das agroindústrias, garante que este setor já responde por uma parcela significativa da economia do nosso estado. Essas pequenas empresas familiares estão espalhadas por todos os municípios, somam aproximadamente 650(seiscentas e cinquenta) unidades e já respondem por mais de 3.500 empregos diretos.

Distribuídas nas atividades de produção de queijos, requeijão, manteiga, embutidos e defumados, doces, geleias, rapaduras e licores, processamento de pescados, farinheiras, abatedouros de aves, abatedouros de suínos, aproveitamento de milho em pamonhas, bolos, pães, mel de abelha, polpas de frutas, sucos naturais, café, sorvete, mandioca processada, água de coco, condimentos, banana frita, guaraná em pó e castanha do Brasil, inclusive um setor que cresceu muito nos últimos anos é o de beneficiamento do açaí e do cupuaçu, duas frutas nativas da região amazônica, o que favorece a inserção dos produtos das comunidades tradicionais como os seringueiros e pescadores no mercado.

“A agroindustrialização leva novas tecnologias para o campo, gera agregação de valor a produção, aquece a economia nos municípios, gera empregos e melhora a qualidade de vida das famílias que empreendem. Porém, desde a sua criação, o Programa de agroindústria - PROVE, não possibilita isso, a “burocracia” estabelecida não permite a progressão dessas unidades. – Tem pessoas com mais de 3 anos e até o momento não conseguiram colocar seus produtos no comercio – e é nesse sentido que nós atuamos aqui na Assembleia. Agora que os projetos de Lei chegaram na Assembleia Legislativa, nós juntamente com o Governo do Estado, vamos destravar a evolução dessas agroindústrias, para de fato atenda a necessidade da família! E assim possibilite a geração de emprego e fortaleça a economia não só no município, mas no Estado!

Segundo o deputado Ismael, a agroindústria além de representar mais uma fonte de renda para a família que a explora, beneficia também outros produtores, pois muitos donos de agroindústrias além de processar a própria produção, ainda beneficia a produção da comunidade.

“Por entender que o maior interessado nos ajustes são as próprias agroindústrias, estaremos realizando nesse período, um dialogo regional em nosso Estado, permitindo a todos os envolvidos a apresentação das alternativas que devem ser estabelecidas para a progressão dessas, a exemplo da audiência pública realizada no dia 11 de Abril de 2019, a qual permitiu a identificação da solução para o problema da comercialização daquelas agroindústrias que possuíam somente o selo de inspeção do Serviço Municipal – SIM, hoje esta sendo apresentado a população do Estado o SUSAF, que possibilitará as agroindústrias que façam a comercialização da produção entre os comércios dos municípios que possuírem o serviço de inspeção”. Enfatiza Ismael.

Fonte: Assessoria Parlamentar


Telefone:
(69) 3218-3640
(69) 98473-4889

Email:
contato@ismaelcrispin.com.br

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo